Age of Youth e o protagonismo feminino
As estudantes universitárias Yoon Jin Myung, Jung Ye Eun, Song Ji Won, Kang Yi Na e Yoo Eun Jae dividem uma casa. Jin Myung está ocupada apoiando-se financeiramente e estudando. Ela sofre de insônia. Ye Eun é dedicada ao seu namorado, ela é clara sobre o que ela gosta ou não. Ji Won tem uma personalidade brilhante e gosta de beber. Yi Na é popular devido à sua aparência bonita. Eun Jae é tÃmida, mas ela tem um gosto único para homens.
Com a minha vida de dorameira tenho descoberto coisas muito boas e muito ruins, mas uma das, se não a, melhore descoberta que tive foi Age of Youth (também conhecido como Hello, My twenties!, Belle Epoque, ou ainda Jeongchunshidae). Apesar de ter lido muitos comentários sobre como esperavam algo bobo, eu já comecei este dorama esperando algo diferente, e não me arrependi.
Quebrando o molde da maioria dos que se vê por aÃ, pelo menos que eu vejo, Age of Youth ao invés de destacar as relações romanticas (que existem, mas nem por isso dominam a narrativa), o foco passa a ser a relação de cinco garotas que dividem a mesma casa, a maravilhosa Belle Epoque - que virou meu sonho de casa, inclusive.
Yoo Eun-Jae, Jung Ye-Eun, Kang Yi-Na, Song Ji-Won e Yoon Jin-Myung |
Começamos o dorama com a chegada de Yoo Eun-Jae na casa, uma garota tÃmida, que inicialmente tem dificuldades para se aproximar das suas companheiras: Jung Ye-Eun, a personagem mais 'mocinha' da casa, que vive usando rosa e se importa demais com a opinião alheia; Kang Yi-Na a mais sexy, conhecida por ser confiante sobre seu corpo e gostar de exibi-lo; Song Ji-Won, que é comédia pura e nunca conseguiu ter um segundo encontro pois acaba assustando os rapazes e; Yoon Jin-Myung, a personagem mais esforçada que já vi em doramas, tem 3 empregos, a faculdade e tempo nenhum pra aproveitar a vida.
O mais bacana é que as personagens, que poderiam ser completamente estereotipadas, ficam longe disso e acabam se revelando diferentes ou se tornando diferentes do que se apresenta a principio, logo nos vemos descobrindo novas camadas de cada uma, principalmente após Song Ji-Won revelar que pode ver fantasmas e afirmar que há um vivendo no armário de sapatos, o que desperta os 'fantasmas' de cada uma. Cada uma das garotas liga o tal fantasma a seus problemas e traumas não revelados, deixando quem tá assistindo super curioso com os mistérios que surgem.
O desenvolvimento de cada uma é feito de forma magistral, de modo que elas são extremamente humanas, cheias erros e momentos de sabedoria, mas o principal ponto aqui não é a unidade, mas sim a relação que se cria e se fortalece entre elas, que apesar de muito diferentes entre si, se apoiam e se provam amigas (mesmo com alguns percalços no caminho). Me identifiquei um pouco com todas, seja pra bem ou pra mal, e fiquei torcendo para que tudo desse certo.
Já em relação aos romances é interessante que cada caso foi tão variado quanto as moças, teve romance mais fofinho, romance complicado, friendzone e até relacionamento abusivo. Isso mesmo, nada de ilusões, cada casal trás uma dinâmica diferente e nos faz pensar no que realmente vale a pena quando resolvemos nos envolver com alguém.
Além de tudo isso, Age of Youth não teve medo de tocar em temas considerados tabu, como relacionamento abusivo já citado, prostituição, a escolha sobre a vida de pessoas em coma, etc. Tudo tratado com muito respeito e veracidade. Um encanto só. Não é a toa que este dorama maravilhoso ganhou nota 5 de 5 e entrou para os meus favoritos. Ah, e é claro, me deixou ansiosa por uma nova temporada, pois já estou com saudades dessa meninas mulheres.
~Você encontra - até a data desta postagem, pelo menos - este dorama tanto no Drama Fever, quanto na Netflix.~
Nenhum comentário: