Meu top 5 personagens criadores de ranço
Sabe aquele dorama super legal que você está vendo/acompanhando, que se programa toda para ter todas as condições possíveis para assistir bem, ouvir bem e entender bem?
Mas sabe aquele momento quando esse mesmo dorama tem um personagem insuportável? Aquele personagem que aparece na tela do seu PC/notebook/televisor e já te dá a vontade de entrar no dorama e encher a cara de porrada e esfregar a cara de tal personagem no chão para que ele aprenda o verdadeiro sentido da vida (ou para simplesmente deixar de existir na trama do dorama)?
Pois bem! Foi pensando nesse sentimento de revolta, desespero e angústia que eu me propus a trazer aqui, no nosso blog, "Meu top 5 personagens criadores de ranço" e digo que é bem pessoal. Caso você discorde, ou mesmo concorde, pode enviar comentários dizendo os motivos.
Agora, podemos começar, mas vai sabendo que terá spoilers.
#5 Song Jae‑hee de Doctor Stranger
Daí aqui você pode indagar: "Mas Andye, como você pode ter ranço da personagem principal do dorama?" E eu te respondo: "Tendo."
E essa não é a primeira vez que isso acontece (poderia falar de The Heirs e a inutilidade de Park Shin Hye nele... oh! personagem chata dos infernos), porém vou me ater a essa aqui, igualmente chata, e usá-la como bode expiatório para com todos os demais personagens principais rançosos que vi (como a de Personal Taste. É sério que aquela mulher era a principal?), mas você vai ver outro prota rançoso mais abaixo.
Bom, vamos a isso!
Sabe aquela personagem que não fede nem cheira e mais te irrita do que alegra? Essa é a Song Jae‑hee. A criatura mal apareceu durante os episódios (e eu esperei que eu lá estivesse realmente morta para deixar o Park Hoon em paz curtindo a Oh Soo‑hyun, porque ela sim foi a protagonista daquele dorama para mim.
Aí as defensoras podem me dizer: "Mas ela era o primeiro amor do Park Hoon." "Ela sofreu muito até eles se reencontrarem." Sim. Não duvido, mas, para mim, ela não teve utilidade nenhuma além de me criar ranço cada vez que o Park Hoon começava a fazer mil e uma loucuras para encontrá-lá. Me dava desespero uma ânsia de que ele descobrisse que ela havia morrido de uma vez (desejei mesmo a morte dela).
E também tem a situação de eu não ir com a cara da Jin Se‑yeon. Não me perguntem o motivo, mas é um ranço que ultrapassou a tela do dorama e foi até a atriz.
Não conheço, nunca vi e espero que assim o seja, mas desde que assisti High end Crush que não suporto olhar na cara dela e só assisti Doctor Stranger pelo Park Hae Jin e pelo Lee Jong Suk. Também pela Kang So‑ra, porque sua personagem me cativou e torci por ela, pelo seu crescimento pessoal e maior aparição no dorama, em todos os episódios.
Por fim, para mim, essa Song Jae‑hee era a secundária que ninguém gosta, mas fica perturbando o mocinho, e a Oh Soo‑hyun era a minha protagonista perfeita. O problema está todo nos roteiristas, editores e diretores do dorama que tomaram muito soju no episódio final e se perderam na conclusão, não fazendo as coisas como realmente tinham de ser.
#4 Príncipe Wook de Moon Lovers
Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo foi meu primeiro dorama assistido, o dorama de iniciacão ao vício sem volta, o dorama que me despetou o interesse pela Coreia do Sul, o dorama que me fez perdidamente apaixonada por meu amado marido dos sonhos, Lee Joon Gi.
Esse também foi o dorama que me fez criar o meu primeiro sentimento de ranço. Poderia ser pela princesa Hwangbo Yeon-hwa? Sim, poderia. Eu detestava aquele sorriso engessado que ela oferecia para todos antes de fazer suas mau-caratices e não suportei os últimos capítulos onde ela apareceu com toda sua pompa e charme (porque não sou idiota para ver que a mulher é bonita) conquistando tudo o que queria.
Poderia ainda falar do 9º príncipe, tão insuportável que sequer o nome dele eu decorei. Seboso e nojento, um capacho que mereceu bem o final que teve (eu sou bem ruim, às vezes) depois de tanto babar o ovo dos outros.
Poderia? Sim. Mas não vou. O meu maior criador de ranço foi outro, e estou correndo o risco de ser apedrejada porque sei que muitos gostam dele e de quem ele foi no início do dorama.
Mas eu NÃO. Wang Wook me despertou o mais profundo ranço ainda nos primeiros episódios da trama. Enquanto minha amiga Anne se debulhava em declarações de amor eterno, eu era o oposto xingando e criando mil e uma teorias de como ele ainda ia ferrar com todo mundo.
E olha... eu estava certa!
Aquela carinha de bom moço nunca me convenceu. As declarações de amor feitas a Hae Soo mesmo que sua esposa estivesse em ponto de morrer me faziam querer dar na cara dele, e na dela (sim, eu sei que na época era normal se casar com várias mulheres).
Wang Wook era, para mim, a representação do ser humano inexistente. Para mim ele não era mais do que um grande interesseiro que queria o trono a todo curso e lutou com todas as armas para conseguir o que quis (e acho é pouco que não conseguiu).
Quer saber o que me deixava com ódio? As cenas dele com Hae Soo. Todas as promessas que ele fez (umas mil ao longo do dorama) e não cumpriu. Mas o ponto culminante que me despertou o ódio sem volta foi quando ele foi na prisão visitar Hae Soo, espancada, com a perna quebrada, prestes a morrer enforcada. Ele sabia que ela era inocente e não fez nada. Ou melhor, fez sim. Disse para ela ser forte que ia doer, mas ia passar.
AH... VA SE LASC...
Ele foi inescrupuloso, passou por cima dos sentimentos que dizia ter pela retardada da Hae Soo e lascou com a vida de todo mundo, porque aquela sofrência do final foi culpa de Wang So, sim, mas as coisas só chegaram naquele ponto por causa do ciúme e da inveja desse urubu velho que quebrou as pernas do meu querido rei em vários momentos e o induziu, com suas manobras políticas e interesses próprios, a tantas decisões prejudiciais ao seu coração já tão sofrido.
#3 Dokgo Ma‑te de Pretty Boy
E a medalha de bronze vai para...
Mais um personagem principal, e esse esse detesto. Dokgo Ma‑te é um carinha mimado e idiota que fica esnobando a protagonista até dizer chega (qualquer semelhança com milhares de doramas existentes não é mera coincidência).
E, por ser uma repetição normal na caracterização do personagem principal, eu poderia ter levado de boa o dorama, mas não consegui.
Primeiro: esse carinha se achava a última bolacha do pacote e nem era tão bonito (Jang Keun-suk). O problema é que todas as mulheres de quem ele se aproximava acabavam tendo algum tipo de sentimento amoroso por ele (o que me dava nojo porque o interesse dele era totalmente monetário e ele abandonava as idiotas quando eles tá vá satisfeito).
Segundo: ele explorava as mulheres com quem se envolvia de várias formas e as enganava para conseguir o que queria (esse tópico aqui nem precisa de comentários).
Terceiro (e eu vou parar de enumerar): ele humilhava a prota idiota (Kim Bo Tong - IU) que ficava atrás dele como um cachorro sem dono em praticamente TODOS OS EPISÓDIOS. E não era uma humilhação qualquer, não. Era a humilhação que faz o ser humilhado se humilhar também, se sentir inferior e permanecer psicologicamente preso naquela teia de dores e sofrimentos.
"Mas o dorama não é comédia, Andye?" Sim, diz-se que sim. Mas eu não vi qualquer motivo para sorrir e só terminei porque tenho problemas com coisas inacabadas. Tomei ranço desse personagem machista e prepotente que se acha no direito de fazer o que bem quer com os outros por ser bonito (?). Me poupe.
E sabe o pior? No penúltimo episódio (isso mesmo, penúltimo) ele finalmente se declara para a diota da Prota e ela A.C.E.I.T.A. Ela deixa o lindo do secundário (Lee Jang‑woo - Choi David), que era um Lord, para ficar com esse carinha estúpido e prepotente que não fez nada com nada por ela por longos 14 episódios.
Longe de mim com esse conceito ultrapassado de que a mulher precisa se humilhar ou diminuir diante de homem ou de quem quer que seja e, claro, foi o ranço que peguei desse personagem que me fez parar de ver esse tipo de dorama. Cansei.
#2 Park Hye‑ji de Cinderella
O que falar daquele personagem que te causa ranço ao ponto de te fazer querer adiantar as cenas onde aparece?
É ela, Park Hye‑ji, a criatura mais enjoada que eu vi em Cinderella and Four Knights.
E eu nem consigo encontrar motivos para justificar esse ranço, apenas tenho e sinto. A personagem tinha tudo para ser uma mulher forte e brilhante, mas ela é apenas uma ressentida que tenta, a todo cuso, fazer ciúmes no carinha de quem ela gosta, mesmo que, para isso, ela faça outras pessoas, como o carinha que gosta dela e a garota que gosta do carinha que gosta dela sofrerem.
Ela é inteligente, esperta e criativa, mas suas qualidades se perdem em todos os episódios onde ela está ou fazendo caretas enquanto chora ou tentando beijar o carinha que ela gosta ou fazendo o carinha que gosta dela de besta.
Mas a lerda foi feliz. O final foi bondoso para com ela, como toda boa fábula de princesas, e ela se deu bem ficando com o seu amor de infância, aquele por quem ela chorou cerca de 99% do dorama e formou com ele um dos casais mais estranhos que eu já vi na TV.
Para você ter uma ideia: peguei tanto ranço dessa personagem por causa dessas idiotices que até da ost dela eu tenho abuso (kkkk).
#1 Shim Mak Rye de You're the Best, Lee Soon-shin
Comecei a ver esse novelão de 50 episódios por indicação. Achei moroso, cansativo em alguns momentos (para mim tinha resolvido tudo em 20 episódios), mas me apaixonei por alguns personagens que me fizeram seguir até o fim para saber como desenrolariam as amarras dos problemas que se criaram ao longo da trama.
Outro motivo que me fez permanecer firme e forte no dorama foi a minha esperança alimentada a cada novo episódio que a bruxa da Shim Mak Rye morreria.
Gente. Não me julga. Mas que personagem rançosa do inferno era essa? Eu juro que conseguiria ver um dorama de 20 episódios com todos os rançosos citados acima juntos, mas eu não suportaria dez minutos diante dessa bruxa velha.
E nada contra os velhos. São lindos e fofinhos, mas que avó é essa? Vinda das profundezas do inferno para atanasar a vida de todos, eu disse TODOS os personagens do dorama sem a menor necessidade.
Ai... misericórdia. E quando ela começava a se martirizar, se vitimando dizendo que iria morrer de desgosto? Ou quando disse que uma das netas já estava muito velha e devia se casar, que não podia viver solteira se divertindo na rua? Ou quando queria obrigar a neta mais velha a voltar com o ex-marido que a tinha traído? Ou mesmo quando quis deserdar a neta mais nova porque ela não era filha legítima? Ah... Como eu desejei que ela morresse mesmo. Tenho a sensação que a vida de todos teria sido mil vezes melhor sem aquela velha chata irritando os ouvidos deles, e os meus, com aquelas palavras sem motivo, com todo aquele pensamento jurássico...
O fato é que ela é a medalha de ouro no quesito ranço, para mim. Ela é aquela me fez fechar os olhos e pedir paciência. A que conseguiu me fazer adiantar algumas cenas onde ela aparecia. A que me fez pensar em abandonar o dorama algumas muitas vezes. A que me fez desejar entrar no dorama só para convencer alguém de colocar aquela velha no asilo. Tive vontade de dar uns gritos nela, aquela bruxa, mas entendo a questão do respeito que os coreanos cultivam para com os mais velhos e acho belíssimo, porém, sou grata porque era apenas um dorama e, no meu convívio social, nenhum dos velhinhos que me cercam são insuportáveis criadores de ranço.
Então, é isso. Não dá para colocar aqui o tamanho do meu ranço. É algo que se sente, algo sem explicação e é só conhecendoconhecendo cada um desses personagens que você vai conseguir sentir um pouco, ou mais, do ranço que cultivei.
Onde ver:
Doctor Stranger (2014): DramaFever, Viki
Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo (2016): DramaFever, KingdomFansubs
Pretty Boy (2013-2014): DramaFever, Viki
Cinderella and Four Knights (2016): DramaFever, TheirDoramas, Vimeo (legenda em inglês)
You are the best, Lee Soon Shin (2013): DramaFever, Viki, KingdomFansubs
Nenhum comentário: